(11) .
    • 25 ABR 14
    • 0
    Cães e gatos também precisam se vacinar contra a gripe. (Matéria na Coluna do Dr. Mário Marcondes do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Saúde).

    Seus pets também têm que ser imunizados. Veja de quais doenças eles precisam ser protegidos.

    Com a chegada do outono-inverno sabe-se da importância e necessidade da vacinação contra a gripe, principalmente em grupos de riscos como crianças e idosos. Mas o que ninguém se lembra de que nossos cães e gatos também podem contrair gripe! Isso mesmo!

    Para os cães a gripe é causada pela influenza (semelhante ao vírus do homem) e também pela bactéria Bordetella que, quando infecta o trato respiratório destes animais, pode provocar tosse intensa e até pneumonia. Já os gatos podem ser acometidos pela rinotraqueíte e calicivirose. Estes vírus, quando em contato com os bichanos provocam tosse, secreção nasal e sinusite, com risco de causar penumonia. Além disso, podem provocar conjuntivite. E nesta época do ano, com tempo mais seco e frio, o trato respiratório dos bichos pode estar mais susceptível para estas infecções.

    A boa notícia é que também existem vacinas para os bichos! No caso dos cães, a vacina anual V10 protege contra várias doenças, dentre elas a influenza. Já contra a Bordetella o animal deve ser vacinado em separado e existe uma vacina específica que deve ser aplicada protegendo-os principalmente nesta época do ano. Para os gatos, a vacinação anual com a V4 já protege contra a rinotraqueíte e calicivirose. E no caso dos animais idosos (acima de 7 anos) o cuidado deve ser redobrado para prevenção. Portanto, não se esqueça: não deixem seus pets de fora da campanha! Eles também precisam ser vacinados!

    Deixe um comentário →