(11) .
    • 14 OUT 15
    • 0
    Enxoval básico para pets

    Pensando em adotar um bichinho? Veja o que é preciso ter em casa para receber um animal com conforto e segurança!


    Quem tem ou já teve um animalzinho em casa sabe como os primeiros dias podem trazer insegurança para os donos de bichinhos de estimação de primeira viagem.

    Questões sobre saúde e comportamento do animal sempre vem à tona no início da convivência com o pet. O que será que significa esse choro? Será que é apenas manha ou ele está sentindo alguma coisa? Será que ele comeu o suficiente?

    Na hora de montar um enxoval básico para o bichinho que acaba de chegar, muitas dúvidas também surgem.

    Mas tenha em mente que, ao menos no primeiro momento, é preciso focar na aquisição de itens indispensáveis para o conforto, bem-estar e, principalmente, segurança do pequeno (novo) companheiro.

    Foi exatamente isso que a atriz Carolina Bernardo, de 28 anos, fez quando decidiu adotar dois gatinhos em uma ONG na capital paulista.

    “Já tinha ouvido muitas histórias de gatos que ficavam perdidos ou se machucavam ao cair de varandas e janelas dos apartamentos. Por isso, antes mesmo de eles chegarem, mandei instalar rede de proteção em todo apartamento, por mais que eu more apenas no segundo andar. Não quero correr riscos; são duas vidinhas que estão em minhas mãos”, acredita.

    Você também está pensando em trazer um novo bichinho para casa? Além de alguns objetos específicos para o conforto e o bem-estar de cada espécie, o veterinário Mario Marcondes aconselha a comprar rações específicas.

    “A ração é a maneira mais correta de nutrição para animais de estimação por conterem o balanceamento certo de nutrientes”, diz ele. Veja outras dicas de acordo com o tipo de bichinho que você quer levar para o lar!

    Cachorro

    Os itens essenciais são: comedouro, bebedouro, guia e coleira (de preferência peitoral, pois, no início, o animal pode não saber andar na guia). Também o uso de vermífugo, tapete higiênico (principalmente se o cão ainda for filhote e não sair na rua para passear) e uma bolinha, um ossinho de corda ou outras coisas para o animar se divertir.

    “É importante também ter uma caminha ou casinha que isole o animal do chão para evitar que a umidade passe para ele”, diz Marcondes, que aconselha que o novo dono adquira uma caixa de transporte própria para as idas ao veterinário.

    Gato

    Como dito acima, ao manter um felino em um apartamento, é essencial instalar redes de proteção. Também é necessário ter um comedouro, um bebedouro, arranhador, brinquedos, caixa e areia sanitária para que o gatinho faça suas necessidades, além de uma caixa de transporte – eles costumam ser mais assustados quando deixam o lar e podem fugir ou arranhar.

    “Quanto ao bebedouro, essa espécie gosta de beber água muito fresca, por isso é interessante apostar em aparelhos tipo fonte, que promovem a circulação da água e estimulam a sede do gato”, sugere o veterinário.

    Pássaro

    Independentemente da espécie de pássaro desejada, é importante que o novo dono adquira uma gaiola, uma banheira de água para banhos e um bebedouro.

    Hamster

    “Além da gaiola, é indispensável ter adicionais de brinquedos (como rodinhas ou tubos) para que o bichinho possa praticar atividade física”, afirma Marcondes.

    Tartaruga

    Se for uma tartaruga aquática, deve-se comprar um aquário com pedras e objetos para distrair o animal. Já as terrestres precisam de um local com espaço para andar e um pequeno jardim.

    Coelho

    “Não pode faltar gaiola com bandeja higiênica para coleta de dejetos, como fezes e urina, além de um bebedouro”, observa o veterinário.

    Deixe um comentário →