(11) .

Como na medicina humana, a veterinária conta hoje com profissionais especializados para cada tipo de problema que seu pet possa apresentar. Conheça algumas de nossas especialidades com atendimento com hora marcada:

  • Acupuntura

    Realizada a partir da inserção de agulhas que são manipuladas ou estimuladas eletricamente em pontos específicos do corpo. Esse tratamento induz uma resposta eletromagnética do corpo, estimula nervos, aumenta a circulação sanguínea, relaxa a musculatura e também estimula a atividade imuno-celular provocando a liberação de endorfina e cortisol. Tratamento muito utilizado para dor crônica e problemas de coluna.

  • Anatomia patológica

    Através de citologia aspirativa, biópsia, avaliação histopatológica de peças cirúrgicas e necrópsia, o veterinário é capaz de diagnosticar e diferenciar doenças como tumores benignos e malignos, doenças inflamatórias, auto-imunes e causa mórtis.

  • Anestesiologia e dor

    Contamos com o serviço de anestesia inalatória em um centro cirúrgico equipado com monitor multi-parâmetro, com controle de pressão arterial, eletrocardiograma convencional e esofágico, temperatura, analisador de gases, capnografia e oximetria.  As técnicas de anestesia local como a epidural são utilizadas em algumas situações. O controle da dor é realizado com anti-inflamatórios e analgésicos, podendo em alguns casos mais graves ser necessário o uso em infusão continua para o maior conforto do animal.

  • Cardiologia

    O cuidado ao paciente cardiopata utiliza-se de meios diagnósticos avançados como ecodopplercardiograma colorido, eletrocardiograma, Holter, controle de pressão arterial e testes laboratoriais específicos para permitir qualidade de vida e conforto.

  • Cirurgia

    Engloba desde cirurgias eletivas como castrações, quanto cirurgias emergenciais: fraturas, lesões de órgãos abdominais, torções gástricas, infecções uterinas e cesarianas. Ainda contamos com o serviço de cirurgias ortopédicas, oncológicas, odontológicas e oftalmológicas.

  • Criocirurgia

    Método pelo qual podemos causar a morte de células neoplásicas por meio de congelamento. Os principais tumores sensíveis a esse tipo de tratamento são pequenas lesões cutâneas, ou localizadas nas mucosas ou em regiões difíceis de se realizar a cirurgia convencional. O congelamento é feito com nitrogênio líquido com o uso de equipamento especial que delimita a área a ser congelada. O oncologista e o dermatologista são os profissionais que saberão indicar o procedimento em caso de necessidade.

  • Dermatologia

    Doenças da pele podem apresentar sintomas muito semelhantes e fáceis de serem confundidos. Nestes casos o especialista tem conhecimento e experiência para determinar o tratamento adequado para problemas que incomodam tanto os pets quanto os proprietários.

  • Ecodopplercardiografia

    Exame para avaliação das câmaras e válvulas cardíacas. Auxilia por exemplo, no diagnóstico de cardiopatias dilatadas, hipertróficas e doenças valvares.

  • Eletrocardiogradia

    Exame para avaliação de frequência e ritmo cardíacos, distúrbios de condução elétrica do coração.

  • Eletroquimioterapia

    É uma nova modalidade terapêutica oferecida pelo hospital para tratamento de alguns tumores. É um método extremamente moderno e sensível, que mata a célula tumoral através de choque elétrico e aplicação local de quimioterápico somente na área acometida pelo tumor. Para a aplicação o animal é anestesiado e o procedimento é realizado rapidamente. O oncologista saberá quando indicá-lo.

  • Endocrinologia

    Assim como em seres humanos, cães e gatos também são afetados por doenças endócrinas tais como diabetes, hipo ou hipertireoidismo, hipo ou hiperadrenocorticismo, necessitando acompanhamento e um cuidado especial para tais patologias.

  • Endoscopia / Colonoscopia

    Permite a visualização e a realização de biópsias do sistema gastrointestinal. Em alguns casos, corpos estranhos podem ser retirados através do endoscópio sem a necessidade de cirurgia.

  • Fisioterapia/Reabilitação:

    Utiliza-se de hidroterapia, técnicas de massagem, drenagens, ultrassom, estimulação elétrica neuromuscular na recuperação de pacientes que sofrem de problemas agudos ou crônicos. Auxilia na recuperação pós-operatória, alivia a dor e ainda promove conforto e auto confiança em pacientes idosos.

  • Homeopatia

    Utilização de fórmulas homeopáticas para tratamento de algumas patologias ou como adjuvante em tratamentos convencionais, problemas de comportamento como agressividade, ansiedade, sociabilização, depressão, entre outros.

  • Holter

    Exame para avaliação de ritmo cardíaco durante um período de tempo pré-determinado.

  • Neurologia

    Trata doenças do sistema nervoso, tais como epilepsia, traumas cranianos e medulares, meningites, cânceres e doenças congênitas que afetam o sistema nervoso.

  • Nefrologia

    Inclui o serviço de diálise peritoneal e hemodiálise em casos de insuficiência renal aguda ou crônica além do tratamento conservativo.

  • Nutrição enteral

    Consiste na administração de alimento através de sondas diretamente no trato gastrointestinal, podendo ser colocado no esôfago, estômago, ou duodeno de acordo com as necessidades e doenças apresentadas pelo animal.

  • Nutrição parenteral

    É utilizada em pacientes críticos internados em UTI. Tem como objetivo fornecer suporte nutricional ao paciente que não se alimenta, e não pode receber a nutrição enteral. Consiste em uma fórmula manipulada e calculada especialmente para cada paciente com os nutrientes necessários. Esta formulação é administrada pela via intravenosa e controlada por bomba de infusão.

  • Odontologia

    O serviço de odontologia conta com o tratamento periodontal (a famosa limpeza de tártaro), reparação de dentes fraturados, tratamento de canal, cirurgia buco-maxilar para o tratamento de fraturas em maxilar, mandíbula etc.

  • Oncologia

    Visa o diagnóstico do câncer, estadiamento dos tumores, planejamento de tratamento e administração de quimioterapia. Normalmente o oncologista trabalha em conjunto com o clínico para obter o melhor tratamento ao seu animal.

  • Oftalmologia

    Trata das doenças que afetam o olho, a visão e estruturas ao seu redor, como pálpebras e conjuntiva. O tratamento oftalmológico pode associar tratamentos médicos e cirúrgicos (catarata, glaucoma e ulceras de córnea, por exemplo).

  • Ortopedia

    Tratamento conservativo e/ou cirúrgico de doenças que afetam o sistema locomotor como fraturas, luxações traumáticas e congênitas, ruptura de ligamentos, hérnias de disco intervertebral, entre outras.

  • Reprodução/Inseminação Artificial

    Auxilia na determinação do período fértil para realização de inseminação artificial em animais onde a cópula natural é dificultada pela anatomia da raça como pugs e bulldogs.

  • Radiologia digital

    Serviço que auxilia o clínico no diagnóstico de inúmeras doenças do sistema músculo esquelético, cardiovascular, gastrointestinal e gênito urinário.

  • Rinoscopia / Broncoscopia

    Exame que avalia o sistema respiratório, permitindo visualização de massas e realização de coleta de material para biópsias.

  • Tomografia Computadorizada

    O Hospital Veterinário Sena Madureira, pioneiro em tecnologia médico veterinária, traz uma novidade antes disponível apenas para seres humanos: a Tomografia Computadorizada, usada para visualizar com exatidão regiões onde existem sobreposição como crânio e coluna, além do tórax, abdômen e sistema músculo-esquelético.

    Ao contrário da maioria dos exames de Raio X, a Tomografia Computadorizada pode detectar precocemente pequenas alterações nos tecidos. Isto naturalmente simplifica o diagnóstico e melhora a exatidão do tratamento e as chances de recuperação, além de tornar possível retratar partes do corpo em três dimensões e deste modo avaliar certas áreas que ficam sobrepostas ao exame de Raio X convencional.

    A Tomografia pode diagnosticar rapidamente diversas doenças do animal de estimação. Na região do abdômen permite avaliar a extensão de tumores e sua origem. Pode também auxiliar biópsias guiadas, investigar no tórax alterações no mediastino e nódulos em parênquima pulmonar, além de avaliar os processos articulares. No crânio é importante para detectar alterações nas regiões cerebrais, seios nasais e condutos auditivos. Este novo exame, agora disponível para cães e gatos, deve revolucionar a área de diagnóstico e tratamento destes animais, tornando-se importante também para o planejamento de cirurgias e monitoração da resposta ao tratamento com quimioterapia.

    O animal não sofre durante o exame pois fica anestesiado e deitado em mesa confortável, que passará suavemente através de uma abertura no equipamento de tomografia (o túnel). Ao mesmo tempo, o anel de Raio X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, tomando fotos altamente detalhadas.

    Através deste exame é possível se obter imagens muito nítidas de todas as partes do corpo do animal o que certamente aumenta o poder diagnóstico.

    A aquisição desse novo equipamento se integra às inúmeras tecnologias já oferecidas no Hospital Sena Madureira desde sua inauguração há 40 anos e coloca o Brasil no mesmo patamar dos grandes centros veterinários dos Estados Unidos e Europa.

  • Ultrassonografia

    Exame não invasivo, capaz de avaliar órgãos e estruturas abdominais. Permite também a realização de citologia intra-abdominal, avaliação de gestação e outros.

  • Videolaparoscopia

    Visualização da cavidade abdominal através de cânula com câmera. Permite a coleta de amostras para citologias e biópsias e ainda a realização de alguns tipos de cirurgias.

  • Videotoracoscopia

    Visualização da cavidade torácica através de cânula com câmera permitindo a coleta de amostras para citologias e biópsias.