(11) .
    • 03 OUT 14
    • 2
    Meu cão engoliu uma pedra  (Matéria na Coluna do Dr. Mário Marcondes do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Meu Pet)Texto: Mário Marcondes | Foto: Shutterstock/Divulgação

    Os pets experimentam o mundo pela boca e podem engolir o que não devem, como pedras


    É muito comum na rotina da clínica veterinária nos depararmos com cães que ingerem diferentes tipos de objetos, principalmente quando são filhotes. Isso acontece porque nessa fase eles conhecem o mundo e o meio ambiente por meio das “mordiscadas”. É como se estivessem “tateando com a boca” para formar seu conhecimento. Por isso, o animal pode ingerir objetos como pedras de  maneira involuntária. Cães adultos também estão sujeitos a isso,  apesar de ser menos frequente.

     Decoração preventiva

    Pets que vivem no quintal podem ingerir terra ou pedras do jardim. Portanto, como prevenção, evite decorar o espaço com pedras pequenas – utilize as maiores, impossíveis de serem devoradas pelo animal. Essa atitude simples pode fazer a diferença para evitar esse acidente tão comum. Assim como as crianças, nossos mascotes não sabem quais são os perigos a que estão expostos e os donos devem estar sempre atentos para tentar impedir que passem por apuros.

    Primeiros socorros

    Se você viu o peludo abocanhando uma pedra, nada de estimular o vômito, já que esses objetos podem provocar lesões na mucosa do esôfago no momento em que entram e também quando saem. Desse modo, o ideal é verificar os sinais vitais do mascote, acalmá-lo e o mais rapidamente possível levá-lo a um pronto-socorro veterinário. Por lá, os veterinários farão uma radiografia para confirmar a ingestão da pedra e sua localização. Quanto mais rápido o animal for atendido, melhor, pois favorece a retirada do material por endoscopia, sem a necessidade de cirurgia abdominal. No entanto, dependendo do tamanho das pedras e do tempo decorrido desde a ingestão, poderá ser necessária uma cirurgia para retirada do corpo estranho.

    Deixe um comentário →