(11) .
    • 19 SET 14
    • 2
    Meu cão foi intoxicado por inseticida (Matéria na Coluna do Dr. Mário Marcondes do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Meu Pet).Foto: Shutterstock

    Um simples veneno para pernilongo pode ser um perigo iminente para o seu peludo. Confira!


    Você sabia que mesmo os inseticidas comuns podem intoxicar e até matar os pets? É bastante comum observar esse tipo de emergência nos hospitais veterinários. Isso porque os animais ficam perto do chão e mantêm mais contato com as superfícies dedetizadas, seja lambendo o piso ou ingerindo pesticidas sólidos.

    Como identificar

    Os principais sintomas de intoxicação são vômito, salivação, letargia, convulsões e até coma. Além disso, a pupila pode ficar dilatada. Por isso, se seu mascote apresentar esses sinais, ou se ele entrou em contato com inseticidas, interrompa o contato do animal com o produto, lavando as regiões atingidas. Logo depois, separe a toxina e leve junto com o mascote ao pronto-socorro. Então, o veterinário vai avaliar o rótulo do pesticida para verificar se existe antídoto a ser aplicado e, em seguida, utilizar medicações de suporte para o tratamento. O paciente peludo deverá ficar internado para a chamada fluidoterapia, que auxiliará na metabolização do agente intoxicante. Ainda, exames laboratoriais serão realizados para checagem do funcionamento dos órgãos.

    Proteja seu companheiro

    Impedir o contato com tais produtos é certamente a maneira mais eficiente de prevenção. Trata-se de uma situação de risco para o animal de estimação e todo cuidado deve ser tomado ao manusear e realizar a dedetização dos ambientes da casa.

    Para prevenir esse tipo de acidente grave, é importante escolher uma empresa que faça dedetização em casas com animais. Isso porque existem produtos específicos que oferecem menor risco para as crianças e os pets, e só alguns serviços oferecem essa opção. E, mesmo assim, planeje uma viagem com seu pet ou deixe-o num local protegido no dia da dedetização. Após o procedimento, abra janelas e portas do espaço e mantenha-o arejado para receber de volta seu amigo com segurança.

    Deixe um comentário →