(11) .
    • 19 SET 14
    • 2
    Meu mascote se machucou, e agora? (Matéria na Coluna do Dr. Mário Marcondes do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Meu Pet). Foto: Shutterstock

    A ferida do seu pet requer tanta atenção e cuidados quanto os machucados dos humanos


    Essa coluna traz dicas sobre o que é preciso ter na caixa de emergência para realização de um curativo no animal. Para isso, devemos saber também como podemos realizar o procedimento.

    Machucados leves 

    Em caso de ferida menos grave e que não esteja sangrando sem parar, um curativo simples pode ser uma solução provisória antes de o veterinário avaliar. De qualquer forma, tenha na caixa de emergência ataduras, um pacote de gaze  estéril, algodão, antisséptico em spray, sabonete líquido antisséptico, uma tesoura, um esparadrapo e luvas de procedimento. Para esse curativo, corte os pelos do pet ao redor da lesão. Em seguida, vista a luva e lave a região afetada com água morna e um sabonete líquido antisséptico. Seque com auxílio da gaze estéril, pressionando. Aplique o spray na ferida, limpando o excesso com gaze, e depois coloque uma gaze limpa no local e fixe-a com esparadrapo.

    Feridas mais profundas

    Já em ferida com sangramento ativo, é necessária uma bandagem compressiva. Para isso, vista a luva e pressione a região com uma gaze para conter o fluxo de sangue. Depois, envolva o local com uma atadura, pressionando-o de maneira efetiva. Atenção: não deixe que a área fique arroxeada. Assim, pode- se prevenir a perda de sangue até que se encontre um veterinário.

    Depois do socorro imediato

    Para todas as situações de feridas, após a realização do curativo emergencial, procure um médico veterinário para que possa examinar o local e verificar se será preciso suturar. Em muitos machucados, dependendo da contaminação,o especialista vai avaliar ainda a necessidade de entrar com medicações por via oral, além de indicar a frequência da troca dessas bandagens, de acordo com o aspecto e evolução da ferida.

    Deixe um comentário →