(11) .
    • 31 JUL 15
    • 0
    O gigante e fascinante gato Maine Coon (Matéria na Coluna da Dra. Fernanda do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Época).Gato da raça Maine Coon (Foto: Matt Cardy/Getty Images)

    Os gatos da raça Maine Coon são inteligentes, fáceis de treinar e muito amigáveis!


    O Maine Coon é uma a raça de gatos com registros iniciais na região que abrange a costa nordeste do Canadá e o leste dos EUA. A origem da raça é incerta. Existe uma teoria que aponta o surgimento a partir do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo (da raça norueguesa Norwegian Forest ou gatos Angoras), trazidos da Europa por Vikings no século XI. Há lendas e mistérios envolvendo a raça até hoje. Alguns dizem que os gatos da raça Maine Coon são frutos de cruzamentos entre guaxinins (“racoons” em inglês), com gatos domésticos, explicando a origem do nome e caudas tão grossas e peludas. Outros dizem que o surgimento da raça seria fruto do cruzamento entre linces canadenses com gatos domésticos. Mas essas são apenas lendas regionais.

    Com o surgimento de outras raças, como os Persas, por exemplo, o Maine Coon perdeu popularidade, chegando a ser considerado extinto precocemente. Reapareceu na década de 1950 e ficou conhecido no mundo a partir da criação do Clube do Gato do Maine, nos Estados Unidos, em 1953. Atualmente, o Maine Coon brilha nas exposições felinas de todo o mundo, com retorno triunfal ao ranking dos grandes campeões. No Brasil temos registros da raça somente nos últimos 20 anos.

    Conhecidos por seu temperamento gentil, afetuoso e de extrema sociabilidade, o gato Maine Coon é muito inteligente, fácil de treinar, de fácil adaptação e  muito amigável. São fiéis à família, cautelosos com estranhos e muito independentes. Brincalhões durante toda a vida, mesmo depois de adultos, apresentam um grande fascínio por água, se adaptam bem com outros gatos, cachorros e crianças.

    O Maine Coon é um gato forte e musculoso. De tamanho grande, é considerado umas das maiores raças de gatos do mundo, podendo pesar até 13 quilos ou mais quando castrados antes da puberdade. A pelagem é densa, longa, macia e sedosa, os olhos são grandes e expressivos, na cor verde ou combinando com a cor da pelagem. Por ser originalmente um gato de trabalho, é uma raça resistente, rústica e capaz de suportar intempéries. É muito ativo, adora brincadeiras, muito companheiro e fiel. Não necessita de muito espaço e adora um lugar macio para descansar. Sua pelagem necessita escovação diária, porém é mais fácil de ser cuidado do que a das demais raças de gatos com pelos longos.

    Cada espécie e cada raça possui uma relação de problemas de saúde cuja incidência é maior do que em outros grupos e por isso merecem atenção especial. No caso do Maine Coon podemos listar problemas cardíacos como a Cardiomiopatia Hipertrófica, problemas renais como a Doença dos Rins Policísticos, problemas ortopédicos como a Displasia Coxofemoral e problemas neurológicos como a Atrofia Muscular Espinhal. Animais com alguma das doenças citadas ou cujos ascendentes ou descendentes apresentem a doença não devem ser utilizados para reprodução com o objetivo de reduzir a incidência desses problemas.

    Uma boa nutrição, exercícios regulares e controle de peso são cuidados básicos que ajudarão a manter seu gato saudável. Visitas regulares ao veterinário, vacinação, vermifugação, controle de parasitas externos e check ups desde filhotes são fundamentais para a manutenção da saúde, prevenção e detecção precoce de doenças.

    Deixe um comentário →