(11) .
    • 28 AGO 15
    • 0
    Os riscos de mexer na dieta de seu pet (Matéria na Coluna da Dra. Fernanda do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Época).Cão na balança (Foto: thinkstockphotos)

    As rações ainda são a melhor opção para eles!


    Os cães e gatos são animais carnívoros por natureza, mas existem particularidades que devem ser observadas e respeitadas em cada espécie para manter a saúde e o bem-estar deles. Os gatos, por exemplo, necessitam de uma quantidade maior de proteína na dieta do que os cães. E a ausência de proteína de origem animal na alimentação felina pode causar problemas cardíacos, oculares, reprodutivos, déficit de crescimento e desenvolvimento. Os gatos não são capazes de sintetizar um aminoácido chamado taurina, essencial para a saúde e sobrevivência do animal. Deste modo, precisam receber isto pronto na dieta. O alimento capaz de fornecer este nutriente é a carne.

    Outro aminoácido encontrado na proteína animal é a L-carnitina, que tem função importante no metabolismo das gorduras e na reprodução. É da proteína animal também que os gatos recebem as quantidades necessárias de vitamina D3. Cães e gatos não fabricam a vitamina D através da pele como nós. Os alimentos de origem vegetal fornecem a vitamina D2 que pode ser usada pelos cães e pelo homem, mas não pelos gatos. As vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro também são obtidos através de produtos de origem animal.

    As rações ainda são a melhor nutrição para seu pet. Elas são desenvolvidas por uma equipe de nutricionistas veterinários e especialistas na área, além de ser resultado de anos e anos de estudos e aprimoramento para cada espécie. O balanceamento nutricional atingido ao fornecer uma ração de boa qualidade ao seu pet dificilmente é reproduzido com outro tipo de dieta. Outro benefício é a saúde dos dentes e a menor deposição de tártaro, além do bom funcionamento do intestino.

    Por tudo isso pense bem e discuta todas as possibilidades com seu veterinário de confiança antes de fazer qualquer alteração no cardápio do seu melhor amigo. Suplementos nutricionais podem ser necessários para atender a carência da dieta. Devemos pesar e refletir bem sobre os possíveis benefícios e prejuízos disto. Algumas vezes, o que faz bem para você, pode não ser tão bom assim para eles.

    Deixe um comentário →