(11) .
    • 30 JUN 14
    • 0
    Por que alguns cães gostam de comer grama? (Matéria na Coluna da Dra. Fernanda do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Época).

    Quem nunca viu um cão comendo grama? Os cães adoram mastigar, e mascar grama pode ser o passatempo predileto de alguns. A princípio, isso pode ser apenas uma distração, mas o dono deve ficar atento às condições nutricionais de seu amigo e a possíveis riscos. Fornecer uma boa ração, balanceada, com proteína de alto valor biológico e demais nutrientes de alta absorção e qualidade são essenciais para a saúde e desenvolvimento do cão.

    Antes de considerar simplesmente um hábito, certifique-se de que ele está livre de vermes e protozoários intestinais ou parasitas externos, como pulgas e carrapatos, que podem desestabilizar o organismo causando carência de proteína, vitaminas e minerais importantes. É preciso tomar muito cuidado com os locais frequentados, pois substâncias nocivas como fertilizantes, inseticidas e outras com potencial tóxico podem estar presentes no gramado, causando intoxicação após a ingestão. Essa intoxicação pode variar, de leve a severa, dependendo do produto e da quantidade ingerida.

    Animais que comem grama podem querer conhecer o gosto de outras plantas, o que aumenta o perigo, uma vez que existe uma vasta lista de plantas tóxicas aos cães. Muitas delas presentes em vasos ou no jardim de nossas casas. Por isso, procure distrair seu cão sempre com objetos, brinquedos e ossos especialmente desenvolvidos para a espécie e o tamanho de seu animal. Aproveite o gramado e o jardim para exercitá-lo e estimule brincadeiras diversas para tirar afastá-lo da tentação de mascar a grama ou plantas.

    (Fernanda Fragata é veterinária formada pela Universidade de São Paulo, é diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. Escreve no site de ÉPOCA sobre saúde e comportamento animal às segundas-feiras)

    Deixe um comentário →