(11) .
Loja Virtual
    • 12 AGO 21
    • 0
    Ácaro em cachorro: como prevenir e qual o tratamento

    Os ácaros são um pequeno, mas importante perigo para os cães. Estes animais da família dos aracnídeos são os principais criadores de substâncias causadoras de alergias. Os ácaros podem viver e se reproduzir em diversos ambientes, como nas caminhas dos cachorros, colchões, estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar-condicionado e diversos outros locais. Os ácaros se alimentam de material orgânico, e se desenvolvem em condições ótimas em ambientes muito úmido. Para diminuir a quantidade de ácaros no ambiente, podemos realizar a limpeza mais frequente do ambiente, lavar os utensílios do PET e utilizar aspiradores de pó no ambiente. Mesmo com todas as medidas de higiene, é impossível acabar com os ácaros no ambiente, mas a diminuição da quantidade é possível.

    Sarna negra
    Tatiana Saleme, médica-veterinária dermatologista do Hospital Veterinário Petshop & Hotel Sena Madureira, explica que uma das doenças causadas pelos ácaros é a Sarna Demodécica canina, também conhecida como sarna negra, sendo causada pelo ácaro Demodex canis. “Não existe uma forma exata de impedir ou evitar a doença, porém conseguimos evitar que essa doença não passe para outras gerações através da castração dos animais diagnosticados com essa doença”, explica Tatiana.

    Sarna otodécica
    Outra doença causada por estes animais é a Sarna otodécica, também conhecida por sarna de orelha. Trata-se de uma doença causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que habita os condutos auditivos dos animais causando muito incômodo, dor e coceira. “O contágio ocorre a partir do contato de um animal doente com o saudável. Para tratar a sarna otodécica, pode-se usar medicamentos parasiticidas, medicações injetáveis, orais e até com produtos para aplicar diretamente nas orelhas”, afirma a médica-veterinária. Tatiana explica que a principal forma de se prevenir essa doença é o uso contínuo de medicamentos para evitar pulgas, carrapatos e ácaros.

    Sarna sarcóptica
    Por fim, a médica-veterinária lembra que os cães podem também sofrer com a Sarna sarcóptica ou escabiose canina, que é causada por um ácaro na pele dos animais conhecido como Sarcoptes scabie. “O contágio acontece a partir de outro animal doente. Para prevenir essa doença, o uso contínuo de medicamentos para evitar pulgas, carrapatos e ácaros são indicados”, afirma Tatiana.

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancelar

Conheça o Hospital