Modelitos e looks para seu melhor amigo torcer junto com você.
Comprar a camisa da seleção, enfeitar a rua e até colorir o rosto e cabelos de verde e amarelo fazem parte das comemorações da Copa do Mundo, principalmente em dias de partidas da seleção brasileira. E os pets também podem entrar no clima com itens que vão desde roupas com as cores da bandeira nacional, até produtos para tingimento dos pelos.
O esteticista William Galharde, consultor em estética animal do Pet Center Marginal, dá algumas dicas para enfeitar o animal, sem exageros. Segundo ele, mechas coloridas, fantasias, laços e adesivos de fácil aplicação vão estar em alta e podem ser usados em conjunto, mas é preciso que o dono veja se o pet está confortável. O conjunto deve ser harmonioso e todos devem pensar no bicho, pois alguns não se estressam com adereços, roupas e apliques, já outros, sequer suportam o uso de um laço.
A grande maioria dos produtos é em verde e amarelo e cerca de 10% em azul. Para os pets de pelo longo é possível abusar das mechas coloridas e acessórios que fiquem presos aos pelos. Há penteados com elásticos para os machos e pompons para as fêmeas, diz Galharde. Já para os de pelo curto, a opção é o uso de Pity Biju, adesivo desenvolvido para os animais, com formas e cores referentes à seleção canarinho. A criatividade fica por conta do profissional.
A empresa Bichinho Chic (www.bichinhochic.com.br), especializada em confecção de roupas para animais de estimação, lançou uma linha exclusiva para a Copa da África do Sul, com trajes para machos e fêmeas nas cores do Brasil, além de acessórios, como boné e bandanas. Assim como os donos querem mostrar que torcem, vestindo as cores que representam o nosso País, muitos querem colocar seu melhor amigo também no clima da Copa, explica Cirlei Cunha, proprietária da marca.
A empresa de saúde, higiene e embelezamento animal Pet Society ousou. Ela desenvolveu tinturas temporárias para os pelos dos cães, chamada de Magic Color, em amarelo e azul. Não podíamos deixar nosso melhor amigo de lado na hora da torcida, diz a médica veterinária Tatiane Fernandes, da Pet Society.
No entanto, é preciso utilizar em seu pet só produtos veterinários, que são especialmente desenvolvidos para o pH da pele do animal. Nunca use produtos humanos. Além disso, no caso de tingimento, todos os procedimentos devem ser realizados por um profissional habilitado.
Os produtos podem provocar irritações, alergias e feridas. O veterinário Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, indica testá-los em uma das patas e esperar dois dias para ver se há alguma reação.
Rojões
Fogos de artifício, gritos e apitos, segundo Marcondes, incomodam muito os animais, já que eles têm uma capacidade auditiva quatro vezes maior que a do homem – um ruído que não traz incomodo nenhum para o homem pode ser ensurdecedor para o cão.
O barulhão pode assustar o pet, que se esconder, foge e pode ser atropelado. Além disso, o medo excessivo pode causar doenças.
Barulho
Durante as comemorações, com apitaços e rojões, o animal pode se assustar. Para evitar que isso aconteça, confira as dicas do diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, Marcos Marcondes:
>>Durante os jogos e comemorações deixe seu pet em um local isolado
>>O local deve ser ventilado e preparado para que o animal possa se esconder e sentir-se seguro
>>Em alguns animais pode-se utilizar algodão parafinado no conduto auditivo para proteção e diminuição do incômodo
>>Em casos extremos, quando o pet sempre se assusta, o veterinário pode receitar tranquilizantes
>>Animais com cardiopatias e epiléticos podem até morrer, devido a liberação excessiva de adrenalina com o susto
Deixe um comentário →