(11) .
    • 26 AGO 12
    • 0
    Animais também sofrem com tempo seco e quente. (Diário de São Paulo – Filipe Sansone)

    Tosse, boca seca, falta de ar, ardência nos olhos e cansaço. Não são só os humanos que sentem as consequências do tempo seco. Os animais também podem apresentar esses sintomas, comuns nessa época do ano e com maior incidência pela falta de chuva deste inverno. A procura de atendimento dos bichanos em hospitais veterinários da capital aumentou de 15% a 30%, se comparada ao mesmo período do ano passado.

    Os animais podem sentir até mais os sintomas do clima seco porque eles estão mais próximos ao chão e, por isso, têm mais contato com o calor e os poluentes. Entre os cachorros, os que mais sofrem são os das raças que possuem o crânio mais curto, como pug e shih tzu, pois o aparelho respiratório deles é menor e eles já apresentam dificuldade para respirar em condições normais.

    ATENÇÃO/ O dono do animal de estimação deve ficar atento ao comportamento do pet para evitar complicações maiores. “Não é difícil confundir a falta de ar com um engasgo ou uma tosse ou ainda desidratação com sonolência”, afirma Mario Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira. “Levar logo ao veterinário pode evitar que o estado de saúde se agrave.”

    Algumas atitudes simples podem amenizar bastante o efeito do ar seco na saúde dos pets. Manter um umidificador de ar no ambiente onde fica o cachorro ou o gato e evitar caminhadas entre 12h e 15h, quando o sol é mais forte, ajudam a minimizar o problema.

    Também é importante garantir que o pote de água esteja sempre cheio, utilizar borrifadores de água para umedecer o pelo e providenciar um espaço com sombra para o bichano.

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel