(11) .
    • 17 SET 14
    • 0
    Cães também podem ter caspa (Matéria na Coluna da Dra. Fernanda do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Época).

    Os cães, assim como nós, também podem ter caspa. E os sintomas pioram muito na época de transição das estações do ano até que a pele se adapte ao novo clima. O tempo seco piora muito os sintomas e causa grande desconforto. Conhecida como seborreia, esta é uma doença que altera a secreção sebácea da pele, causa descamação, inflamação, desconforto, coceira e prejudica as defesas naturais da pele do animal.

    As causas podem ser diversas: problemas alimentares, como a falta ou excesso de gordura, proteína, vitamina A, zinco, má absorção, problemas no metabolismo e endócrinos, alergia a pulgas e carrapatos, infecções, sensibilidade a produtos como o xampu e o tempo muito seco (baixa umidade do ar).

    Os sintomas principais são a oleosidade e o mau cheiro, no caso da seborreia oleosa, e a descamação excessiva na seborreia seca. Algumas raças têm maior predisposição a desenvolver a doença, como o Cocker, Beagle, Labrador, Pug, Pinscher, Daschund, Lhasa Apso, Boxer, Buldogue. No entanto, todas as raças estão sujeitas ao problema.

    Como acontece com a gente, a seborreia não tem cura. Mas é possível manter sob controle oferecendo ao cão uma ração de boa qualidade, com níveis balanceados de proteínas, vitaminas, carboidratos e ácidos graxos ômega 3 e 6. O uso de xampus terapêuticos específicos para cães, e para a fase do problema com a frequência prescrita pelo veterinário, é fundamental para a estabilização do problema.

    O tratamento das infecções fúngicas e bacterianas secundárias também auxilia no controle da doença, assim como a prevenção de ectoparasitas como pulgas, piolhos e carrapatos. O sucesso do tratamento está na dedicação constante do dono para, em conjunto com o veterinário, estabelecer estratégias e alternativas para uma pele saudável e pelos brilhantes por mais tempo. E livre da caspa.

    (Fernanda Fragata é veterinária formada pela Universidade de São Paulo, é diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. Escreve no site de ÉPOCA sobre saúde e comportamento animal às segundas-feiras)

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel