(11) .
    • 20 MAR 12
    • 0

    Saiba como organizar os ambientes de sua casa e minimizar possíveis estragos causados por animais de estimação.


    Muitas pessoas têm vontade de deixar seu animal de estimação dentro de casa, mas hesitam só em pensar na bagunça – e até na destruição – que isso pode causar. Mesmo quando bem educados, é difícil fugir dos instintos: cachorros gostam de roer e gatos, de afiar as unhas. Por isso, o ideal é adaptar a decoração ante de ter problemas e prejuízos. “Algumas raças de cães, por exemplo, são bem calmas e não causam transtornos. Apesar disso, é comum que filhotes, por sua dentição nova, tenham mais necessidade de roer”, diz Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira.

    CASA FOTO 1

    Em casa com pets, tecidos de sofás devem ser impermeabilizados e fáceis de limpar

    Diante de um possível estrago, a saída para minimizar os danos é escolher móveis e artigos decorativos “resistentes” aos bichinhos. No caso de sofás, a melhor alternativa é apostar em tecidos impermeabilizados e fáceis de limpar. “Opções como vinil, chenille, couro e até mesmo sarja são as mais interessantes e apropriadas”, afirma Gláucio Gonçalves, arquiteto e designer de interiores.

    Se o objetivo for evitar arranhões, nada melhor do que móveis com pés de metal ou de madeiras resistentes (como ipê e cabreúva, por exemplo). “Para impedir que os animais cheguem perto da mobília também existe a possibilidade de usar produtos repelentes, já que deixam um gosto amargo na boca deles”, diz Fernanda.

    Outro ponto a ser repensado na hora de decorar é o uso de tapetes. Além de serem alvo da urina dos pets, eles ainda têm o agravante de acumular pelos. A saída, então, é esquecer modelos felpudos e de difícil lavagem. “O ideal é usar aqueles que não absorvam líquidos ou ficam manchados”, afirma Gonçalves.

    Veja abaixo algumas opções de móveis resistentes a pets:

    CASA FOTO 2

    Com estrutura em alumínio revestido com fibra sintética, espreguiçadeira Marine.

    CASA FOTO 3

    Mesas Laccio têm base inox e são indicadas para casa com pets.

    CASA FOTO 4

    Com espumas recortadas artesanalmente e estrutura em aço carbono, Poltrona K em lycra da Ronconi.

    CASA FOTO 5
    Poltrona Soho (76x 70x 79cm)

    CASA FOTO 6
    Poltrona Oh tem base em inox e assento em couro.

    CASA FOTO 7
    Com pés em aço inox, poltrona Unique (97x 73 x 70 cm)

    CASA FOTO 8
    Com almofada do encosto em fibra siliconizada, sofá Tassano

    Assim como tapetes, as cortinas também apresentam desvantagens principalmente em casas com gatos. Vítimas frequentes de arranhões, elas podem ser trocadas por persianas. “Caso a alternativa não agrade, é possível escolher uma cortina pequena que dificulte o acesso dos animais”, diz Salim Dib, arquiteto da Salim Dib & Yara Furtado Arquitetura.

    Alguns itens decorativos, entretanto, não permitem adaptação e acabam sumindo dos ambientes. Isso ocorre com bibelôs – que têm sua vida reduzida pelo grande número de quedas – e mesas de centro em vidro, alvos fáceis para cachorros grandes. “Outro erro comum na decoração é posicionar prateleiras e fruteiras em locais muito baixos. O mais recomendado é deixa-las no alto, para que os animais não as alcancem”, afirma Eduardo Rodrigues, coordenador do curso de designer da Escola de Arte e Design Panamericana.
    E o piso?

    Quando o assunto é revestimento, alguns cuidados precisam ser tomados antes de os pets entrarem em casa. Escolher pisos que não absorvam líquidos é um deles, já que nem sempre os bichinhos vão urinar nos locais adequados. Para quem gosta de pedras, o ideal é aplicar impermeabilizantes no local. “Também é importante lembrar que modelos muito escorregadios são ruins para os animais, que podem não conseguir transitar com firmeza”, afirma Dib.

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel