(11) .
    • 15 JUL 14
    • 0
    Gato persa, uma raça que desperta paixões (Matéria na Coluna da Dra. Fernanda do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Época).

    Os gatos são animais que despertam a curiosidade e a paixão de muitos. A raça persa, por sua beleza e comportamento únicos, conquista desde os amantes de gatos até os curiosos e donos de primeira viagem. Considerada uma das mais antigas raças de gatos, sua origem é descrita no seculo XVII na Persia e Turquia. Sao animais tranquilos, carinhosos e se relacionam bem com outros animais de estimação e com os membros da família e visitantes.

    Silenciosos e dorminhocos, são capazes de ficar horas no sofá ou almofada cochilando, levantando apenas para comer e usar a caixa sanitária. A não ser na época do cio quando ficam mais agitados e barulhentos, mas pouco se compararmos com os outros gatos. E como a maioria dos felinos é cadastrada precocemente, somente os criadores convivem com este momento.

    São apelidados de “gachorros” (gatos com algumas características de cachorros) por serem muito apegados ao dono, carinhosos e avessos a horas sozinhos. Mas como todo gato, os persas são independentes e lidam bem com a solidão, mas não por longos períodos. Curiosos, necessitam de atenção redobrada para evitar acidentes no tanque da máquina de lavar, atrás de móveis ou eletrodomesticos. São animais de esqueleto pesado e pernas curtas, olhos redondos e grandes, pelagem longa e sedosa. Necessitam de cuidados diários com o pelo e os olhos. Adoram ser acariciados, penteados e admirados por sua beleza. Um ponto fraco desta raça é a predisposição a problemas renais congênitos (desde o nascimento) e adquiridos. Por isso, veterinários, criadores e associações da raça buscam selecionar animais sem histórico familiar de doença renal para a reprodução na tentativa de reduzir a incidência do problema no futuro.

    (Fernanda Fragata é veterinária formada pela Universidade de São Paulo, é diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. Escreve no site de ÉPOCA sobre saúde e comportamento animal às segundas-feiras)

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel