Novo: 
ANIMAIS SILVESTRES
Loja Virtual
    • 05 NOV 19
    • 0
    Hospital Veterinário, Pet Shop & Hotel Sena Madureira da dicas de como cuidar dos pets nos dias quentes em matéria da Globo.Cachorro da raça boxer bebe água de uma garrafa em Londres, em foto de maio de 2012 — Foto: Reuters/Luke MacGregor/Files

    Oferecer água gelada e manter alimentos longe do calor ajudam a prevenir doenças. Outubro de 2019 foi o mais quente na capital dos últimos sete anos.


    O Hospital Veterinário Sena Madureira, um dos maiores da Zona Sul de São Paulo, registrou aumento de 30% no atendimento de gatos e cachorros em outubro. O hospital, que é particular, atribui este aumento às altas temperaturas feitas na cidade nas últimas semanas, já que muitos animais chegaram ao local desidratados e com hipertermia.

    Além de trazer consequências para a saúde das pessoas, a veterinária Fernanda Fragatta explica que o clima quente e seco é pior para cães e gatos, porque a temperatura corporal deles é superior à dos humanos.

    “A temperatura normal dos animais de estimação é de 37,5ºC a 39ºC, enquanto que nos humanos é de 36,5ºC. Isso significa que é mais fácil cães e gatos desidratarem e até convulsionarem em dias muito quentes”, afirma Fragatta. A veterinária conta que atendeu um cachorro com temperatura corporal de 45ºC na última semana de outubro.

    Mulher se molha durante passeio com cachorro em parque. — Foto: Stan Honda/AFP

    Dicas para seu animal encarar o calor

    • Ofereça água fresca ao seu animal com maior frequência e nunca deixe a vasilha no sol.
    • Nos dias mais quentes, coloque cubos de gelo na água.
    • O alimento, principalmente se for úmido, estraga mais rápido no calor. Por isso, não deixe a comida no pote e retire do local o que o animou não consumiu.
    • Não saia para caminhar com o cachorro entre 9h e 17h e evite exercícios mais rigorosos nesse período.
    • Tenha cuidados redobrados se seu animalzinho for idoso ou tiver focinho achatado, já que esses cachorros têm maior dificuldade para respirar.
    • Fique atento aos sinais: respiração muito ofegante e língua roxeada podem indicar que o animal esteja com hipotermia.

    Animais idosos e de pelo longo sofrem mais com o calor, assim como as raças de focinho achatado, já que os cães usam a respiração para controlar sua temperatura.

    “Um dos cachorros de idade avançada que atendi morreu depois de chegar desidratado ao pronto-socorro”, diz Fragatta.

    Acerola, cachorro da raça pug, do estudante Gustavo Souza Santos, deu entrada no hospital no dia 30 de outubro, depois de uma caminhada no Parque Ibirapuera, Zona Sul. Naquele dia, São Paulo registrou 33ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este outubro foi o mais quente na cidade de São Paulo dos últimos sete anos.

    “Vi que ele [Acerola] começou a ficar muito cansado e ofegante durante o passeio. Ele foi piorando e resolvi levá-lo para o hospital veterinário. Lá, ele deu entrada por desidratação e insuficiência respiratória”, conta o estudante.

    Acerola recebeu alta no mesmo dia, mas Gustavo foi alertado pelos veterinários que os cuidados com o cachorro durante este verão deverão ser redobrados, pois animais que já tiveram uma hipotermia pode ter outra com mais facilidade.

    Cuidados

    Oreia, um dos cachorro de rua que costumam ir tomar água no estabelecimento da Suely Nidori, em Suzano. — Foto: Suely Nidori

    Fragatta recomenda que, durante o verão, os animais de estimação não devem fazer exercícios rigorosos e ao ar livre entre 9h e 17h. A veterinária também recomenda oferecer água gelada aos animais com frequência durante o dia. “Se puder colocar cubos de gelo na água nos dias mais quentes, melhor ainda”, afirma.

    É o que faz a comerciante de Suzano, Grande São Paulo, Suely Nidori de Oliveira. Há três anos, Suely deixa um pote com comida e outro com água na calçada de seu estabelecimento para os animais de rua.

    “No começo, eu não deixava a água e a ração todos os dias, mas, com o tempo, começaram a vir muitos cachorros de rua, então passei a colocar os potinhos todos os dias”, afirma Suely. Além dela, um outro dono de estabelecimento na mesma rua também deixa água para os animais sem donos.

    “Nesses dias mais quentes, troco a água toda hora para deixá-la fresca e tomo o cuidado para deixá-la na sombra”, diz Suely, que vai até o seu estabelecimento, localizado no Centro de Suzano, trocar água e comida dos animais inclusive nos finais de semana.

    Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Zoonoses, afirmou que incentiva “o fornecimento de água limpa para aqueles animais não domiciliados com perfil comunitário (quando um grupo de moradores ou frequentadores de uma região cuidam dos animais)”.

    Fragatta lembra que, durante os dias quentes, o cuidado com a alimentação dos animais de estimação também devem ser redobrados, já que os alimentos estragam mais rápido no calor. “Ofereça ração em horários regulares e retire o que não for consumido. Isso evita que o animal tenha diarreia ou vômito”.

    A veterinária lembra que o verão também é propício para a proliferação de pulgas, carrapatos e moscas. Por isso, produtos veterinários que previnam esses parasitas e transmissores devem ser usados nos animais de estimação nesse período.

    Ainda sobre cuidados para evitar desidratação e hipotermia dos animais, Suely conta que ainda é comum ver dono deixar gato e cachorro trancados dentro do carro estacionado.

    “Como trabalho na região do comércio, costumo ver muito dono deixando os animais de estimação trancados dentro do carro. Esses animais passam mal, é perigoso. Sempre que isso acontece, eu espero o dono retornar e dou uma bronca”, conta Suely.

    O estudante Gustavo e o pug Acerola, já recuperado da hipotermia sofrida por causa do calor em SP. — Foto: Gustavo Souza Santos

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancelar

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel