• 13 JUL 15
    • 0
    Meu peludo ingeriu um medicamento humano (Matéria na Coluna do Dr. Mário Marcondes do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Meu Pet)(Texto: Mário Marcondes/ Foto: Shutterstock)

    Algumas substâncias e a dosagem dos nossos remédios podem causar problemas sérios aos pets.


    Assim como ocorre com as crianças, os pets também estão expostos a alguns riscos pela casa. Entre os acidentes comumente observados encontra-se a ingestão de medicamentos humanos. E, nesse caso, oque parece inofensivo pode tornar-se um problemão para o animal, principalmente porque a dose correta de um remédio para pets difere muito da humana e a ingestão de um comprimido pequeno, dependendo de qual, pode causar efeitos colaterais intensos e até levar à morte.

    Socorro imediato

    Se o pet ingeriu algo, a primeira medida é identificar qual foi a substância, bem como sua quantidade. Separe a caixa do fármaco para poder mostrar ao médico veterinário no momento do atendimento, bem como rótulos, bulas e a cartela. Algumas pessoas acreditam que administrar leite ajuda a diminuir a absorção do remédio, mas trata-se de lenda. Também não se recomenda induzir vômito em casa, pois há risco de aspiração. O mais indicado é correr para um atendimento emergencial veterinário com o produto em mãos. O tempo é o maior aliado. No ambiente hospitalar, eles podem estimular o vômito ou ainda fazer uma lavagem gástrica. Além disso, o especialista poderá monitorar alguns parâmetros como pressão arterial, eletrocardiograma, temperatura corpórea, alterações neurológicas, entre outros. É muito importante manter o animal internado para observação e tratamento com medicações e soro.

    Evite que o acidente ocorra

    A primeira dica é sobre o local onde os medicamentos são armazenados. Sempre deve ser escolhido um espaço alto, longe do alcance dos animais (e das crianças) e de preferência fechado. Outro ponto importante é manusear com extremo cuidado cartelas de remédios. Ao destacar um comprimido, certifique-se de que não deixou cair nenhum pelo chão, senão seu companheiro poderá encontrá-lo, ingerindo-o posteriormente.

    Deixe um comentário →
Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel