(11) .
    • 18 SET 14
    • 2
    Meu pet machucou os olhos, e agora? (Matéria na Coluna do Dr. Mário Marcondes do Hospital Veterinário Sena Madureira na Revista Meu Pet).

    A região ocular dos mascotes é muito sensível e pode sofrer lesões sérias, fique atento!


    Muitos animais podem apresentar sérias lesões oculares por diferentes causas. Os cães mais predispostos ao problema são aqueles que possuem os olhos anatomicamente saltados, como o Pug ou Lhasa Apso, uma vez que a região está mais exposta. Porém, independentemente da raça do animal, os donos devem estar atentos a sintomas como lacrimejamento, olhos vermelhos, presença de hematomas ou secreção. Nesses casos, devem procurar atendimento veterinário o mais rápido possível.

    Proteja o pet
    Para manter os olhos dos mascotes protegidos, há algumas medidas a se tomar. Plantas com espinhos ou folhas serrilhadas devem ficar em locais inacessíveis aos peludos. Além disso, é preciso analisar a disposição de objetos que possam machucá-los,como mesas baixas com pontas.

    Traumas físicos também podem levar a lesões nos olhos. Portanto,uma simples queda pode ser suficiente para causar um hematoma.Por esse motivo, é necessário impedir que o mascote acesse locais de risco,como escadas, sacadas e janelas. Outra causa das feridas são as brigas entre animais, que podem ser evitadas com o uso da guia em passeios.

    Como tratar
    Na maioria dos traumas, o tratamento é feito por meio de colírios e auxílio de colar protetor para evitar que o animal coce e traumatize ainda mais o local. Além disso, o veterinário pode prescrever o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. Em alguns casos, como quando o animal é portador de entrópio (um problema na pálpebra em que os cílios podem provocar úlcera na córnea),o tratamento é cirúrgico.

    Portanto, na presença de sintomas oculares, evite automedicar o pet. Apenas proteja a região, impedindo que o animal coce coma pata e machuque mais a lesão. E não deixe de procurar orientação de um médico veterinário para escolha do melhor tratamento.

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel