Novo: 
ANIMAIS SILVESTRES
    • 01 NOV 16
    • 0
    “Novembro Azul Pet” – Campanha Gratuita de Prevenção de Câncer de Próstata e de Pele do Hospital Veterinário Sena Madureira

    O Hospital Veterinário Sena Madureira preocupado com o aumento do câncer de Próstata e de Pele fará uma campanha gratuita em Novembro. É a “Novembro Azul Pet” , que começa dia 01 de novembro até 30/11/2016 e fará exames preventivos de câncer de próstata e de pele para cães e gatos . Os profissionais do Sena Madureira orientarão durante na campanha como prevenir e detectar precocemente estes dois tipos de câncer . Para participar é só agendar gratuitamente no telefone (11) 5572-8778.

    O mês de novembro foi escolhido para se discutir um assunto muito importante- a prevenção do câncer de próstata. Para melhor divulgação e conscientização da população a iniciativa foi chamada de novembro azul e até o Cristo redentor foi iluminado de azul para que possamos colocar o assunto em pauta.

    Entretanto, assim como humanos os animais machos também podem desenvolver problemas de próstata como aumento, inflamação e até tumores malignos e devem realizar exames preventivos de rotina, mas poucas pessoas sabem disto. O aumento da próstata chamada de hiperplasia prostática benigna pode aparecer em animais idosos ( de 5 a 6 anos). Os sintomas que apresentam são febre, dores abdominais, infecção urinária, sangramento no pênis e/ou na urina, além de letargia.

    Nos casos mais graves pode ser observado dificuldade de defecar. Ao fazer força durante a defecação uma doença denominada de hérnia perineal pode aparecer como uma complicação. Trata-se da formação de um saco em volta do ânus onde as fezes podem se acumular e neste caso o tratamento é cirúrgico.

    Se o animal apresentar esses sintomas é aconselhável fazer um ultrassom abdominal e o toque retal para confirmar ou não a doença.

    Deve-se tratar as complicações decorrentes do aumento da próstata com uso de antibióticos se houver infecção, e cirurgias corretivas para o caso de hérnia perineal associada. Na maioria dos casos o animal deve ser castrado pois estudos mostram que a retirada da ação hormonal auxilia na diminuição da próstata.

    “Em casos de câncer é preciso estudar qual a melhor conduta. Se é melhor fazer a retirada e depois aplicações de quimioterapia, por exemplo. Mas associar a castração é importante. O ideal sempre é fazer os exames preventivos para o que animal possa ser tratado o mais precocemente possível.” explica Dr, Mario Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira.

    CÂNCER DE PELE

    O dia 07 de novembro é o dia Nacional do Câncer de Pele. Você sabia que o seu pet também precisa de protetor solar? Por isto este ano, durante a Campanha “Novembro Azul Pet” abordaremos também este importante tema!

    Apesar da impressão que os pelos dos pets protejam sua pele da ação do sol, os animais (tanto cães quanto os gatos) podem sofrer com o calor, e desenvolver até mesmo câncer de pele. Os pets albinos ou de pelagem clara e rala são mais sensíveis ao sol. Raças como: Boxer, Dalmata, Wippet, Terrier, tem mais propensão a doença. Os gatos brancos são mais afetados.

    É possível utilizar o protetor solar para humanos nos pets, o fator 60 é o mais recomendado, porém existem protetores específicos para os animais, que são mais espessos para suportar as lambidas, e possui um gosto amargo, desestimulando que o cão fique lambendo a região e retirando a proteção.

    As regiões onde o produto deve ser aplicado no pet são os locais mais expostos ao sol, focinho, patas e barrigas são indispensáveis.

    A falta de cuidado com o sol pode render doenças graves como o câncer de pele, apesar de não haver maneira 100% eficaz de prevenir o câncer de pele, evitar deixar o animal sob o sol entre 10 horas e 16 horas (por muitas horas) e aplicar o protetor solar nas regiões mais expostas são dicas importantes para a prevenção.

    O animal com câncer de pele tem alguns sintomas específicos , “os donos devem se atentar a lesões crostosas que não cicatrizam em regiões com menor quantidade de pelos como por exemplo a ponta da orelha ou nariz ” explica o Dr. Mario Marcondes diretor clínico do hospital Sena Madureira, então se o seu pet apresenta algum desses sinais procure um veterinário.

    Apesar de existir tratamento, o mais importante é a prevenção por se tratar de um câncer. Então vale muito um pouco de cuidado e atenção com o animal que você escolheu ser responsável. E no dia nacional do câncer de pele lembre- se : uma medida simples como a aplicação do protetor solar pode salvar a vida do seu melhor amigo!

    Durante o mês de novembro, mês da campanha “Novembro Azul Pet” os veterinários orientarão gratuitamente os donos de pets quanto a detecção precoce do câncer de próstata e de pele. Para participar o tutor deve agendar um horário gratuito pelo 11-55728778 para receber a orientação da campanha que consiste em receber uma explicação de como aplicar o protetor solar e como realizar o exame do animal procurando nódulos e alterações na pele ao longo da sua vida . Para os machos será realizado o exame de toque para palpação da próstata. Os pets que participarem receberão um brinde especial gratuito (enquanto durar o estoque)- vagas limitadas! Participe!

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel