(11) .
    • 04 JAN 10
    • 0
    Verão – Cuidados especiais evitam problemas com cães em dias quentes ( Globo.com – Ana Maria Braga )

    Cuidados especiais evitam problemas com cães em dias quentes

    Assim como os seres humanos, os cães também controlam a temperatura do corpo. Mas, ao contrário de nós, eles não transpiram. De acordo com o veterinário Mario Marcondes, para este controle os animais utilizam a ofegação. “Por isso, em dias muito quentes, os cães ficam extremamente ofegantes”, diz.

    Gordinhos: Obesidade atinge cães e gatos. E a culpa pode ser sua, sabia?

    Para manter o seu cão saudável mesmo no calor, é preciso ter alguns cuidados a mais…

    A alimentação deve ser a base de ração e, nestes dias mais quentes, pode-se oferecer frutas com líquido, como melão, melancia. “Em locais mais quentes, como litoral, essas frutas auxiliam a refrescar e hidratar o animal”, explica o veterinário, que também é Diretor Clinico do Hospital Veterinário Sena Madureira.

    A água fresca filtrada e em abundância também é essencial. “Uma alternativa são os bebedouros automáticos”, diz.

    Bafo animal: Mau-hálito dos pets indica problemas de saúde e precisa ser tratado

    Deve-se evitar o banho quente e o secador. “O ideal é secar com toalha ou ar frio, principalmente se o animal já apresentou histórico de insolação. Estes são mais predispostos a apresentar o quadro novamente e precisam de cuidado redobrado”, explica.

    Em caso de insolação, esfriar o animal com água fria e levar o animal direto ao pronto socorro para um correto atendimento. “Num ambiente hospitalar, o animal vai receber fluido frio pela veia, resfriamento e monitoração completa. Muitas vezes existe a necessidade de oxigenoterapia também”, alerta.

    Vai passear com seu bichinho? Pois saiba que é fundamental refrescar o animal durante passeios. “Existe um bebedouro portátil que pode ser levado ao passeio para oferecer água ao animal e borrifadores de água. Durante o exercício é importante borrifar a pelagem do pet para evitar uma hipertermia (aumento de temperatura do corpo)”, garante Marcondes. “Deve-se sempre escolher um horário fresco do dia, logo cedo e à noite. E se o animal estiver exageradamente ofegante, parar em local sombreado e oferecer água e refrescá-lo”.

    Como a gente: Animais doentes são tratados com acupuntura e fisioterapia

    Existem protetores solares próprios para cães, que devem ser utilizado em animal com pelagem clara. “Deve ser aplicado principalmente nas pontas das orelhas e focinhos, pois são regiões mais propensas ao câncer de pele”, afirma.

    O importante é ficar atento as possíveis alterações no corpo e comportamento de seu pet. Qualquer dúvida, procure um veterinário.

    Thaís Bronzo

    Deixe um comentário →

Conheça o Hospital

Primeiro Pet Hotel 6 estrelas ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ em SP. Vai viajar? Reservas (11) 5572-8778.

pethotel3

"Novo Pet Hotel 6 estrelas do Hospital Veterinário Sena Madureira é destaque na TV Record. Confira!"

"E ainda tem mais..."

pethotel4pethotel2pethotel